Tipos de grama

postado em: Uncategorized | 6

Os tipos de grama e a sua influência ao pensar na irrigação

Proporcionar a quantidade certa de água na atividade de irrigação é um dos principais fatores entre os que definem uma bela vegetação. O tamanho das folhas é um obstáculo para que a água desça até as raízes. O tipo de vegetação indica também a resistência dela a, por exemplo, pisoteios. Percebe-se que a resistência de interesse para a vegetação acaba por indicar um tipo de grama em específico para o projeto. Além disso, a vegetação é relacionada ao volume de água necessário para que alcance suas raízes.

Entre os principais tipos de grama estão a Batatais, Bermuda, Esmeralda, Inglesa, São Carlos e Veludo. Entres essas, deve ser escolhida a que melhor se adeque às condições do projeto. Posteriormente à definição do tipo de vegetação, são definidos os setores da irrigação e volume de água necessário para estes.

A do tipo Batatais é descrita como com folhas estreitas, não oferecendo grande dificuldade para infiltração da água. Esse tipo de grama também requer baixa quantidade de água para vegetação, trata-se de um tipo mais resistente. 

A do tipo bermuda possui, também, folhas finas, porém as regas devem ser mais frequentes. A Esmeralda possui folhas finas e a pode ter suas regas espaçadas, se diferenciando da Batatais devido à pouca adaptação às questões climáticas.

A Inglesa tem como característica ser densa, portanto, embora o volume de água necessário não seja grande, deve-se ter cuidado com encharcamento. Semelhante à inglesa, a do tipo São Carlos é um tipo denso; a diferença entre essas está na adequação da São Carlos a ambientes alagados. A do tipo Veludo possui folhas finas e macias, sendo pouco resistente a pisoteios e pedindo regas constantes.

Conhecendo o tipo de grama adequado, o paisagista acaba por corresponder os interesses do cliente, construindo belos locais e sabendo também fornecer informações que auxiliam a elaboração do projeto e a montagem do sistema de irrigação. 

6 Responses

  1. José Assis

    Obrigado pelo post!
    Ansioso para ver mais.
    Parabéns a Hidroserv!

  2. anonimo

    Bonito! Este foi um artigo realmente maravilhoso. Muito obrigado por fornecer esta informação. Josias

  3. Wiley Swee

    Wonderful post! We are linking to this great article on our site. Wiley Swee

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *