Uso responsável da água na irrigação

Estudo realizado pela ANA e EMBRAPA em 2012 intitulado Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil apontou que 72% da água consumida pelo país é com irrigação; esse uso, porém, não deve ser irresponsável e, para tanto, a tecnologia e a elaboração de projetos aliados à sustentabilidade são os principais aliados.

A atividade de irrigação é inerente ao plantio, seja ele para subsistência, produção em larga escala ou paisagismo, porém, reafirmando, deve-se maximizar o aproveitamento da água. A elaboração de projetos personalizados pela Hidroserv visa justamente isso.

Um projeto de irrigação deve ser pensado de modo a posicionar adequadamente cada equipamento e pensando de acordo com especificações destes. 

Além da preocupação com o projeto, deve-se considerar equipamentos com alto padrão de qualidade e durabilidade, assim evitando manutenção dos equipamentos e também o desperdício de água. As especificações técnicas devem ser ajustadas, de modo a evitar o uso desnecessário ou insuficiente e ainda uma maior resistência ao vento, garantindo a eficiência do processo de irrigação. 

O trabalho em conjunto com a Rain Bird garante aos projetos da Hidroserv alguns métodos para poupar água:

  • Função multi-pressão: permite a instalação de diferentes cabeças para a mesma válvula e garante um correto Flow-by, minimizando o desperdício;
  • Sistema built-in: mantém a pressão de função óptimo, reduzindo a perda d’água, caso um bocal seja danificado ou removido; além disso, elimina nebulizações e embaciamento, minimizando desperdício.